segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fênix!!!! EU SOU VASCO!


Embora ainda muito triste, tenho já o que lhes falar. Já caiu a ficha de que ano que vem terei mesmo de ir a São Januário assistir a jogos, digamos, pouco nobres, e contra adversários nada expressivos,caso de todos os demais concorrentes sem exceções. A última rodada só veio a confirmar matematicamente, o que já estava confirmado há muito tempo, nosso rebaixamento. E não se espantem, é lá mesmo que devemos estar, ou um time que se vale de Jhonny deveria almejar coisa melhor? Um time que passa um ano inteiro sem lateral esquerdo, sem zagueiros, deveria pretender sorte melhor? Por mais que as circunstâncias, aos berros, nos jogasse na lata a duríssima realidade, a nossa fé cega não quis acreditar e não acreditou. A torcida abraçou apaixonadamente o time, mas não foi o suficiente. Incluo-me entre os milhares de cegos que acreditaram até...perceber que o Flamengo abria as pernas lá no Paraná e que Santos e Náutico de fato faziam um jogo de comadres.

Uma casa sem reboco, paredes caindo, fiação puída, encanamentos furados, forros cedendo, que solução você daria? Reformar fica muito difícil. Confiava que Dinamite pudesse ser o mestre de obras que daria pelo menos, um jeitinho nas coisas, de modo a tornar a realidade menos difícil, ao menos aparentemente. Mas não, reformar uma casa tão apodrecida, e ainda por cima, com cimento e tijolos de segunda, seria realmente uma tarefa das mais improváveis. Ás vezes, analisando de maneira calculista e pisando no meu coração, é melhor assim. Melhor vir tudo abaixo logo. Começar do zero. Com tijolos e cimento de qualidade, mas antes de tudo, com planejamento arquitetônico, cálculos de engenheiro ou seja lá o que fazem os engenheiros.

Não tenho a mínima, ou melhor, ínfima dúvida, de que sobraremos na segunda divisão e que nossa passagem por lá será meteórica como a de tantos outros grandes que caíram. Com esse time indecente desse ano conseguiríamos a vaga para elite.E esperamos um time mais decente para o ano que vem e que com certeza retornará sem maiores problemas.

Não tem como negar que essa queda, tão anunciada ao longo dos anos, não se qualifique numa mancha para nossa história. Uma mancha que lavaremos com água,sabão, suor e lágrimas. Mas, sobretudo, devemos encarar esse rebaixamento como um marco na nossa história. Um marco que represente o ressurgimento do nosso gigante, o renascimento do Vasco, tal qual uma fênix, que se desfaz em cinzas, para depois , a partir delas, voltar vigorosa e imponente. Teremos que descer lá embaixo, lá no fundo do fundo do poço, para voltarmos. Usaremos o chão úmido e enlodado do fundo como mola propulsora e voltarmos não para elite somente, voltarmos aos céus, aos rumos da glória, que sempre estivemos destinados, como provam nossa incomparável e incomensurável sala de troféus. Que esse gosto amargo, esse aperto irremediável no peito e que essas lágrimas que me caem dos olhos e de tantos outros pares de olho Cruz-de-malta, não sejam em vão e marquem como tatuagem nas nossas almas a dor que não queremos voltar a sentir.

Se cair é humano e levantar-se é divino, mostraremos a todos nossa divindade.
Pra arrematar só; podia ter escolhido muitas frases de efeitos, mas a que traduz melhor o momento foi cunhada por Shakespeare: Há quedas que vem para ascensões maiores.

EU SOU VASCO!!!!!O SENTIMENTO NÃO PARA!!!!!!!!!

15 comentários:

  1. Não tenho como comentar. Você tirou da minha boca, da maneira mais imponente possível, as palavras que estavam entaladas na minha garganta.

    Acima de tudo, é o momento de a torcida apoiar sem nenhum limite o nosso querido e amado Vasco, e fazer desse período apenas uma vírgula na história, uma vírgula que deu seguimento a uma frase que conta um outro lado da história vascaína, o lado pós-Eurico.

    O SENTIMENTO NUNCA PÁRA!

    Abraços mais vascaínos do que nunca,
    Marcelo Studart
    http://bolasnaarea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Almirante venho aqui dizer que meus sentimentos são iguais aos seus, hoje nossa tristeza é igual a 15 milhoes de vascainos , mais tenho certeza que em breve nosso time estará de volta ao seu devido lugar ...

    Tenho um blog de downloads mais nao consegui conter meus sentimentos e resolvi expressar eles depois que li sua postagem , que me fez ter vontade de desabafar tudo que sinto, se vc tiver tempo passa no meu blog me sentirei honrado

    http://ratondownload.blogspot.com/2008/12/vasco-da-gama-imortal.html

    Fique com Deus que a força esteja conosco

    O SENTIMENTO NAO PARA VIVA VASCO

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui com o coração partido, como todo o vascaíno. Mas não é hora de ficar de luto, e sim de dar a volta por cima e transformar o Vasco na potencia que ele sempre foi.
    O momento é de grande mudanças. De planejamento. Montar um time para disputar o Carioca, a Copa do Brasil e Segunda Divisão.
    Que venha um bom técnico, que venha um planejamento para o ano, que mande embora todo o plantel.
    Até o Madson, que antes gostava tanto, foi so receber uma proposta melhor que já pensa em ir embora. Se é isso que quer então vá. E já que se diz tão vascaíno, então aprenda a ser um vascaíno de verdade com o Pedrinho.

    ResponderExcluir
  4. eu sei o quanto dói um rebaixamento amigo...mas enfim, não o fim do mundo...o negócio é encarar a realidade e dar a volta por cima...

    abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Almirante
    Como disse no título da postagem no www.sovascodagama.blogspot.com é "Hora de arrumar a casa", temos que fazer uma faxina geral, tirando as teias de aranha,jogando fora os amuletos deixados pelo Eurico, Fazendo uma limpeza no plantel para que em 2009 com a casa limpa e arejada tenhamos condições de dar a volta por cima e retomar o rumo das Glórias que o nosso amado Vasco da Gama está a costumado a ter.
    Abraços vascaínos

    ResponderExcluir
  6. é amigo, foi duro ontem. Um rio de lágrimas correu pela Colina História, mas que nosso choro sirva para purificar tudo que há de errado e fazer de 2009 um ano muito mais feliz.
    Não sei se o Vasco vai sobrar. Gostaria de ser otimista, mas não consigo. Temo, inclusive, que tenhamos um time pior do que esse, já que os poucos destaques vão embora e não há notícias de quem possa vir.
    Nos resta torcer e da minha e com certeza da sua também, não vai faltar apoio em momento algum.

    Abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  7. Não desmerecendo todo o empenho do Madson durante todo o Campeonato Brasileiro. Foi um jogador sensacional.
    Ele se disse vascaíno, mas não foi homem suficiente para permanecer no Vasco durante a Segunda Divisão. Foi só aparecer uma proposta de outro clube que já aceitou. Alegou que a diretoria não o procurou. Ele queria o que? Durante uma semana decisiva discutir contrato? Não poderia esperar um pouco? E para piorar, isso mostra que ele ve o Vasco como time pequeno, um degrau para um time teoricamente melhor.

    ResponderExcluir
  8. Não tenho palavras, me sobram lágrimas, não tenho mais telefones(os quebrei todos) e hoje no programa estarei lá só de corpo presente(mesmo não querendo estar). O brilho nos meus olhos não é mais o mesmo, mas o sentimento , ah...esse nunca vai parar... e a culpa é de todos: do dinamite(porque mostrou ser um tanto quanto lerdo), do euricouns85%) por tudo o que fez e nossa por ter deixado essa eleição rebaixar o vasco, por ter deixado a trupe do eurico detonar o clube e a do roberto acabar com o restinho de dignidade que nos sobrava. Mas, daremos a volta por cima, começando pelo carioca(que deve ser obrigação ganhar)...abraços, leandro

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte na série B Almirante, apesar de ser flamenguista não gostei nenhum pouco do Vasco ter caído, mesmo se ele tivesse ganhdo não teria como por que o Náutico empatou e o Figueira ganhou então ;/ ...

    Abraços!

    Rodrigo Estevam
    driblenet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Conselho: Posso ser criticado por você vascaindos aqui, mas acho melhor nem pensarem em títulos ano que vem. Na minha humilde opinião, o campeonato carioca não serve pra poha nenhuma, um campeonato inútil e armado para os molambos. A Copa do Brasil não é uma competição muito previsível, ou seja, um time ruim pode até ser campeão e outro que se estruturou e se planejou pode perder então tem que contar com a sorte! O negócio é aprender com a merda(com todo respeito) que foi o time de você esse ano(me refiro aos jogadores)!

    Pra terminar, queria que visse isso: http://esporteinterativo.uol.com.br/Noticia.aspx?idNoticia=2500

    Abs!

    ResponderExcluir
  11. ae Joãozinho.... nosso sentimento pelo Vascão não tem divisão não
    tudo nosso irmão!!!

    sentimento não pára!
    erguer a cabeça..

    ResponderExcluir
  12. opa vim fazer a visita ...
    gostei mto do blog...
    postei sobre o Vascão no meu espero que visitem tbm e deixem suas opinioes...

    parabens é isso aii vamos ressurgir em 2010

    ResponderExcluir
  13. gozações á parte,o rebaixamento é fruto da herança maldita de eurico miranda,aquele que muitos(?!)vascaínos ainda apoiam e sentem saudade(?!),e que teve seu mandato de deputado federal cassado nas urnas... trata-se de um remédio amrgo mas que funciona(o botafogo foi rebaixado no primeiro ano da gestão bebeto de freitas,e a queda do timão serviu de motivo para uma faxina geral no parque são jorge)...mas também não deixo de me alegrar por um lado,uma vez que o presente-de-natal que todo vascaíno pedia pra papai noel todo o ano não eram títulos ou a queda de eurico,mas o rebaixamento do flamengo pra segundona...alegria esta que será a única da torcida rubro-negra,e muito MAGRA por sinal(o que dizer de um time que consegue tomar 11 gols em 3 jogos,e de 9 pontos possíveis só consegue faturar hum(?!))

    a gente se encontra no cariocão 2009

    leonardo f.fontenele

    ResponderExcluir
  14. Vamos ressurgir!
    Já começaram as especulações para 2009 e vou torcer para o Dorival Junior acertar.

    Abraço|!

    ResponderExcluir
  15. Fala lek!
    Não consigo saber quem é por não ter foto, mas vlw por ter passado no meu blog Vascão! Eu escrevo para o blog e para o Super Vasco também, se precisar de alguma coisa é só avisar!
    Vascão sempre!
    Saudações vascaínas!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas