segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pergunto a você Vascaíno: e esse teu Vasco aí???Ganhou o quê????


Qual a tua Banca? O que voce tem aí de história pra me contar? E esse teu Vasco aí, ganhou o que?

Se esta pergunta fosse endereçada a mim, de bate pronto, assim, por alto, me vem o seguinte à mente: " Bom, por alto assim, são 4 brasileiros ( 74,89,97,2000), 2 sul-Americanos (1948-invicto,1998) e 22 títulos Cariocas. Por alto né?"

Presumo que você, Vascaíno, dessa forma também pense sem pestanejar. Esqueçamos, portanto, os menos relevantes, tais como a mercossul( que é meia tijela e, não fosse pela final antológica, nao ganharia o status que tem, embora seja justo que tenha o status que tem e nem cabe explicação), os 3 Rio-São Paulo. Isso pra continuar por alto né, porque há um sem número de conquistas que aqui não foram citadas.Pois bem. Imagino que não seja necessário sabedoria e conhecimentos futebolísticos para perceber o quão gigantesco e vencedor é o Club de Regatas Vasco da Gama e, por mais que voce torça por outro clube, é inegável que o Vasco tem muita história pra contar. Fiquei então intrigado, com curiosidade sobre o que têm pra contar nossos adversários da série B(????). Não sabia "da missa a metade", até então, dos dados apresentados. Imagino que vocês também não saibam. CONFIRAM!




[tradicional]
O Ceará Sporting Clube ou simplesmente “Vozão”, como é chamado carinhosamente por sua apaixonada torcida, foi fundado em 2 de junho de 1914 por dois Jovens, Luis Esteves Junior e Pedro Feire. Inicialmente chamado de Rio Branco Football Clube e com camisas lilás, o clube, em assembléia realizada no seu primeiro aniversário, decidiu por adotar o nome atual e o tradicional uniforme alvi-negro listrado. O clube tem como principais façanhas a conquista do pentacampeonato estadual, entre os anos de 1915 e 1919, do tetracampeonato estadual, entre os anos de 1975 e 1978, além de um vice campeonato da Copa do Brasil em 1994, onde perdeu a final disputada contra o Grêmio.O Ceará orgulha-se muito de sua torcida, maior do estado e terceira maior da região nordeste, ficando somente atrás das de Bahia e Sport.

[tradiconal]
O Fortaleza Esporte Clube, conhecido também como “Tricolor de aço”, foi fundado em 23 de fevereiro de 1912( há controvérsias), por Alcides Santos. Alcides vinha de família abastada e, ao voltar de seus estudos na Europa, trouxe consigo a paixão e a vontade de fundar um clube de futebol. O tricolor, apesar dos dois títulos estaduais a menos que seu arqui-rival Ceará, pode se orgulhar de ser o clube que mais títulos venceu de forma invicta, seis ao todo. Seus principais resultados em âmbito nacional remetem a 1960 e 1968, onde o tricolor foi vice-campeão da taça Brasil nas duas oportunidades, perdendo para o Palmeiras em 1960 (8 x 2) , e para o Botafogo em 1968 (4x0). Na série B, o Tricolor de Aço já atingiu por duas vezes o vice-campeonato, em 2002 e 2004.

[muito tradicional]
O Esporte
Clube Bahia, “O Esquadrão de aço”, foi fundado em 1 de janeiro de 1931 por jogadores que, insatisfeitos com o fechamento do departamento de futebol da Associação Atlética Bahia e do Clube Baiano de Tênis, resolveram fundar seu próprio clube. Fundado sob o Slogan -“Nascidos para vencer”-, o Bahia se tornou o time mais vitorioso e de maior torcida da região Nordeste. Além da larga superioridade, em termos de título, para seu arqui-rival Vitória no campeonato baiano (43-23), é a única equipe nordestina a vencer o campeonato Brasileiro, em 1988. Venceu também a primeira Taça Brasil da história, em 1959, torneio considerado um embrião da Copa do Brasil. Por conta dessa conquista, o tricolor tornou-se o primeiro representante Brasileiro na Copa Libertadores da América, em 1960.

[tradicional]
O Paraná Clube é mais um tricolor que disputa a Série B. Explicar-lhes toda a fundação do Tricolor da Vila, demandaria tempo e linhas demais, visto que o mesmo é resultado de inúmeras fusões. A última delas, resultado da junção de Pinheiros e Colorado, deu origem ao Paraná, em 19 de dezembro de 1989 . Apesar da pouca idade, o clube já tem na sua conta 7 títulos estaduais e uma série B nacional, conquistada em 1992. Venceu também o Módulo amarelo da Copa João Havelange, corresponde à série b, em 2000.


[tradicional] e com fama de racista,lamentável..

O Esporte Clube Juventude, ou apenas “Jú,” foi fundado, naturalmente, por jovens, descendentes de italianos. A agremiação, que seria a primeira de Caxias do Sul, nasceu no dia 29 de junho de 1913, e se tornou a grande potência do interior Gaúcho, vencendo 24 vezes o campeonato da cidade de Caxias. Tamanho era o sucesso da equipe, que em 1954 foi criada a divisão de honra do Futebol Gaúcho, que já contava com o Jú. Todavia, desde seu reconhecimento estadual, a equipe de Caxias do Sul conquistou apenas um título gaúcho, em 98. Conquistas nacionais foram duas, sendo uma delas a série b, em 94, e a outra uma Copa do Brasil, em 99, vencida frente ao Botafogo num Maracanã em festa. Em pesquisa feita pelo Ibope, O Juventude foi apontado como o clube de maior torcida do interior gaúcho, com quase 50% da preferência.
[tradicional]
O Figueirense Futebol Clube
ou “Figueira”, surgiu da idéia do jovem esportista Jorge Albino Ramos e teve seu nome sugerido por João Salvas Siridákis, um dos entusiastas do clube. O clube foi fundado em 12 de junho de 1921 e adotou por escolha unânime o Alvi-Negro como suas cores. Com 15 títulos estaduais, o Figueirense é o clube com maior número de conquistas no estado. Em competições nacionais, destaque para o Vice Campeonato da Copa do Brasil, em 2007, quando perdeu a final para o Fluminense.

[tradicional Ó pa!]
A Associação Portuguesa de Desportos, conhecida também como Lusa, é fruto da fusão de 5 sociedades lusitanas já existentes Apesar de fundada em 14 de agosto de 1920, o nome atual foi adotado apenas em 1940, antes, uma pequena diferença: Associação Portuguesa de Esportes. A Lusa conquistou 3 vezes o campeonato paulista, sendo dois em seguida; além de 2 torneios Rio- São Paulo, nos anos de 1952 e 1955. Contava, entre outros, com o grande lateral Djalma Santos, que seria bi-campeão mundial com a seleção brasileira. Sua boa aparição mais recente foi em 1996, quando foi derrotada pelo Grêmio e ficou com um Vice Campeonato Brasileiro.

[tradicional]
O Guarani Futebol Clube, também conhecido como Bugre, foi fundado em 2 de abril de 1911. Seu nome foi dado em homenagem à opera “o Guarani”, do Maestro e compositor Carlos Gomes, cidadão ilustre da cidade. Embora nunca tenha vencido o campeonato paulista, o Guarani conquistou o campeonato brasileiro de 1978, ao vencer o Palmeiras na final. Participou da final novamente em 86, dessa vez ,deixou o título escapar para as mãos do São Paulo. O Guarani se orgulha de ter revelado grandes nomes para o futebol Brasileiro, dentre os quais se destacam: Mauro Silva, Careca, Luisão, Amoroso e Evair.

[tradicional]
A Associação Atlética Ponte Preta, ou simplesmente “Macaca”, é o clube de futebol, com atividades initerruptas, mais velho do Brasil. Sua fundação data de 11 de agosto de 1900 e partiu da idéia de jovens estudantes do colégio Culto á Ciência, que praticavam o futebol no Bairro da Ponte-Preta. E, segundo aponta a pesquisa feita pelo Ibope, trata-se do time com a maior torcida do interior. Uma torcida que certamente não liga muito para títulos, já que a Macaca jamais conquistou um título de primeira divisão em sua história, apesar de ser o time do interior que mais participou de finais estaduais, seis vezes. Nem o orgulho de ter mais vitórias sobre seu principal rival Guarani, a Ponte tem, dado que no total de confrontos a Macaca fica atrás por 4 vitórias.

tradicional mambembe
O Clube atlético Bragantino, que tem, entre muitos apelidos, o curiosíssimo “Lingüiça Mecânica”(vai saber..), foi fundado em 8 de janeiro de 1928, pelos formadores do Bragança Futebol Clube. Os Anos dourados da equipe foram vividos no fim da década de 80 e início da década de 90, quando o Braga venceu o campeonato paulista de 90, revelando ao Brasil o então desconhecido técnico Wanderley Luxemburgo. No ano seguinte, o Braga chegaria ao Vice Campeonato Brasileiro, comandado por ninguém menos que Carlos Alberto Parreira. O Bragantino também tem no currículo um título da Série B nacional, em 1989; e uma série C, esta conquistada em 2007.

lixo, nada,resto
A Associação Desportiva São Caetano
ou Azulão, como ficou conhecido, foi fundado em 4 de dezembro de 1989. Apesar dos poucos anos de vida, a equipe ostenta um cartel respeitável para um time tão mínimo (odeio o São Caetano). Chegou a duas finais de Campeonato Brasileiro e a uma Final de Libertadores, contudo, perdeu todas. Tem como principal conquista um campeonato Paulista, vencido em 2004, sob o comando de Muricy Ramalho.

[ tradicional]
O ABC
, conhecido por seus torcedores como “O mais querido”, foi fundado em 29 de junho de 1915 por jovens da elite potiguar. O Nome adotado se da em razão do Pacto firmado entre Argentina, Brasil e Chile, de onde foram retiradas as inicias de cada país para dar nome ao clube. Alvi-negro de maior torcida do estado, o ABC é o detentor do maior número de conquistas estaduais em números absolutos, 50, sendo dez deles conquistados de forma consecutiva, o que se traduz no maior feito do time de Natal.

[tradicional]
O América Futebol Clube RN
, ou como dizem seus torcedores, o Mecão, foi fundado em 14 de julho de 1915.Inicialmente as cores adotadas pelo clube foram o branco e o azul e logo depois se decidiria pelo vermelho. Se em termos de conquistas estaduais o América fica longe de seu rival ABC, os americanos podem se orgulhar de ser o time potiguar com mais participações na série A do campeonato Brasileiro, além de terem vencido o primeiro campeonato potiguar da história.Suas conquistas nacionais se restringem a uma série b e uma série c, conquistadas respectivamente em 1996 e 2005.

é..
O Campinense Clube ou “Raposa do Nordeste”, foi fundado em 12 de abril de 1915 por aristocratas de Campina Grande. O departamento de futebol do clube, no entanto, foi fundado apenas em 1919, sendo extinto logo em seguida, por conta da várias brigas que eram geradas após as partidas. O Departamento de futebol foi reativado somente em 1960, quando o Campinense então disputaria seu primeiro campeonato paraibano. Tem como principal feito Nacional, um vice campeonato da série b,em 1972, maior feito já realizado por um clube paraibano. Além de ser 17 vezes campeão estadual, portanto o segundo maior vencedor, os Raposeiros orgulham-se de ser o primeiro time paraibano a disputar a série A nacional, em 1975.


pff..
O Duque de Caxias Futebol Clube ou Gigante tricolor da Baixada”, como chamariam seus torcedores se este os tivesse, foi formado a partir do Tamoio, clube que já disputava o profissionalismo carioca, e tinha sede no distrito duquecaxiense de Xerém. A idéia de fundar um novo clube na cidade em 8 de março de 2005, teve a intenção clara de conseguir mais espaço e apoio por parte do município (time de prefeitura). Sua maior façanha foi chegar a elite do futebol carioca ( grandes coisas) e conseguir o acesso da série C para a série B nacional em 2008, essa sim, uma grande coisa para um clube recém saído das fraldas.

$$$$catchin! ... pfff

O Brasiliense Futebol Clube, conhecido como Jacaré, foi fundado em 1 de agosto de 2000. Tem como presidente o ex-senador da república,Luis Estevão, que tem como amigos pessoais “boníssimas” pessoas, tais como Fernando Collor de Melo e Nicolau dos Santos Neto ( O Brasil é uma benção...). E, se em desviar verbas públicas ele é fera, em montar equipes de futebol também tem seu valor. O Brasiliense, com seus 8 anos de vida, já figura como principal time candango, tendo conquistado 5 campeonatos estaduais, um vice campeonato da Copa do Brasil ao perder para o Corinthians na final,em 2002, ano em que também sagrou-se campeão da série C nacional. Além disso, o time amarelo conquistou em 2004 a série B.

euheue..
O Ipatinga Futebol Clube, apelidado de Tigre, foi fundado em 21 de maio de 1998 por iniciativa do empresário Itair Machado. Para isso, o empresário buscou parceiros, dentre eles o prefeito do município ( time de prefeitura). Recebeu também fundamental apoio do Cruzeiro, que cedia jogadores ao clube a fim da dar experiência e porventura aproveitar bons valores que ali desabrochassem. Com um rápido crescimento, o Tigre, em 2005, desbancou os grandes da capital e sagrou-se campeão mineiro, feito quase repetido no ano seguinte.Com o Vice Campeonato da série B em 2007 o Tigre chegou a primeira divisão, permanecendo quase todas as rodadas na lanterna e descendo novamente de divisão.

[tradicional]
O Vila Nova Futebol Clube, assim como o Ipatinga, apelidado de Tigre, foi fundado em 29 de julho de 1943. Seu nome foi dado em virtude do clube se situar no bairro da Vila Nova. O Padre José Balestiere, que tinha o intuito de promover o congraçamento das comunidades católica, mal sabia que estava erguendo as colunas para fundar um dos clubes mais populares de Goiás. O então Major Francisco Ferraz de Lima, aceitou o desafio de fundar um time para defender a “Vila Famosa”. O Vila trocou de nome algumas vezes, se chamando Operário, Araguaia, Fênix, voltando, no entanto, em 1955, a se chamar Vila Nova. O clube já conquistou 15 vezes o campeonato goiano e orgulha-se de ter vencido a série C, em 96, de forma invicta.


uhnn.. .. éee... uhnnn...naa.. naão.
O Atlético Clube Goianiense, conhecido por seus torcedores como Dragão”, foi fundado em 2 de abril de 1937, e foi o primeiro time da recém construída capital do estado de Goiás, Goiânia. Em âmbito regional , seu maior feito foi ter vencido o campeonato goiano de 1957 de maneira invicta. Ao todo são 10 conquistas estaduais. É também o único time a ter vencido por duas vezes a série C do campeonato Brasileiro, em 1990 e 2008.

4 comentários:

  1. Grande trabalho, amigo Almirante. Como podemos ver há muitas equipes tradicionais na Série B, coisa cada vez comum face a redução dos participantes na primeira divisão. Não será fácil, mas vamos passar por todos e fazer valer a força do Gigante da COlina.

    Grande abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  2. voce é o mesmo que posta no blog o sentimento nao para? se for parabens pelo trabalho de voces do blog o sentimento nao para, melhor blog do vascao

    ResponderExcluir
  3. Sou eu sim cara!

    obrigado pelos elogios!

    ResponderExcluir
  4. Almirante venho por meio desta te convidar para uma entrevista.

    Sou proprietário do Blog do Vascão.

    E neste Blog estou criando um espaço para entrevistas com verdadeiros Vascaínos, e você merece esntrevistado pelo Blog do Vascão, um blog humilde com intuito de levar entretenimento a Nação Vascaína, informação e homenagens.

    Caso você topar, funcionará da seguinte maneira:

    1 - Eu mando as perguntas para seu e-mail.
    2 - Você responde e me manda de volta.
    3 - Anexo ao e-mail com as respostas, você pode mandar uma foto sua, e o link do seu Blog.

    Desde já agradeço.

    Saudações Vascaínas.

    Jeferson
    ADM - Blog do Vascão
    Link:
    http://www.vascao100ev.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas