sábado, 27 de junho de 2009

VERDADE SEJA DITA!



O JOGO


E seguimos com nossa preocupante sina de empates. Dessa vez, pelo menos, fizemos gol, um belo gol de Carlos Alberto batendo de fora da área. O gol saiu no primeiro tempo, quando o Vasco dominava completamente o Figueirense. A marcação vascaína, perfeitamente encaixada, fazia com que somente o Vasco jogasse e as chances de gol eram naturalmente criadas e, pra variar, desperdiçadas. Robinho mandou um balaço no travessão, Ramóm perdeu chance incrível ao preferir cruzar em vez de chutar. O parcial 1 a 0 da primeira etapa acabou ficando barato para o Figuerense.

Já no segundo tempo, o Figueira se lançou mais ao ataque. Embora os catarinenses agora ameaçassem mais a meta de Fernando Prass, o Vasco não era pressionado. A maior disposição do Figuerense acabou por equilibrar a partida. Carlos Alberto já não aparecia tanto como no primeiro tempo, o que levou a uma queda acentuada de produção do Vasco, que não era ameaçado, mas também não ameaçava mais. Só que aí... aquela velha mania de cozinhar resultado se abateu sobre o Vasco e, como todos sabem, nada é mais perigoso que segurar o resultado de 1 a 0, ainda mais quando se joga fora de casa. A excelente atuação no primeiro tempo, que lembrava aquele time do começo do ano insinuante, deu lugar a atuação sem inspiração das últimas partidas. Não tardou e Clodoaldo, num chute absolutamente tosco, empatou a partida. Carlos Alberto resolveu aparecer no final e lançou Alex Teixeira livre pela esquerda. Não preciso nem falar o que aconteceu, mas mesmo assim falarei: Finalizou mal, como sempre finaliza, e o Vasco saiu do Orlando Scarpelli com mais um empate.


SINAL DE ALERTA Quatro empates consecutivos, apenas uma sexta colocação na tabela em oito partidas disputadas. A coisa tá ficando feia, já estamos a nove pontos do líder. Empates em cima de empates não nos levarão a série A.

Verdade seja dita!

Paulo Sérgio vem sendo uma lástima nas últimas partidas. Sempre o defendi por enxergar nele um atributo que há muito eu não via em um lateral do Vasco: Cruzamento de qualidade. A qualidade dos sesu cruzamento se perdeu em algum lugar, e o que vemos hoje é apenas o Cruzamento, cada dia pior. Talvez seja a hora de Fágner ganhar uma chance na equipe. Mas que não se crucifique apenas o Paulo Sérgio, outro que vem decepcionando bastante é Ramón. A torcida parece ter acreditado que ele é o melhor lateral esquerdo do país, e ocorre uma espécie de blindagem sobre suas atuações. Um erro do Paulo sérgio é duramente e prontamente criticado, mas Ramón, que hoje perdeu chance incrível cara a cara com o goleiro-que poderia ter decidido o jogo, continua sendo absolvido de qualquer culpa.

Nílton é outro que caiu muito de produção, embora eu ainda defenda sua permanência na equipe por ter certeza que essa fase é passageira. Jogar bola é como andar de bicicleta, e Nílton é um ciclista de primeira, não resta a menor dúvida, pelo menos pra mim. Léo Lima fez boa partida hoje no meu entender. Distribuiu bem as bolas, colocou Robinho na cara do gol com um passe genial. Mas não importa, os corneteiros sempre irão critica-lo. Se Robinho fizesse aquele gol o ônus seria conferido a Leo lima, bem como seria no jogo passado, se Elton fizesse o gol que Léo lima lhe entregou de bandeja. Carlos Alberto não carece de maiores extensões, simplesmesnte é diferenciado e hoje provou isso. Aprovei a estréia de Robinho. Enquanto teve pernas foi de muita utilidade ao Vasco, abrindo espaços, buscando o jogo e mostrando que tem habilidade para ganhar mais oportunidades.

Mais um empate é frustrante, só que o primeiro tempo de jogo me deu um alento. O Vasco pode voltar a jogar bem.

6 comentários:

  1. Parabens pela matéria, muito bem escrita !

    Concordei em muitas das opniões expressas.

    S.V.

    ResponderExcluir
  2. Fala Almirante !

    Aqui é Leonardo, da comunidade do Vasco no orkut. Como discutimos naquele tópico ein.

    Parece que poucos acreditam nesse time.

    Tenho certeza de 2 vitorias nas proximas duas rodadas e um lugar bem melhor.

    Bela matéria.

    Abraço e "S.V.".

    ResponderExcluir
  3. Olha eu acho que o time evoluiu hoje, jogou melhor que as últimas partidas, e nem de longe foi merecido o empate pro Vascão, gosto amargo de derrota. Vamos vencer o Bragantino em casa 3º-feira e embalar. 2 Tópicos o 1º tenho certeza que o Guarani cairá de rendimento estilo cavalo paraguaio mesmo e pode até subir, mas não sobe campeão. Mas precisamos fazer a nossa parte e começar a vencer. 2º O Palmeiras é o 2º clube Paulista a tentar contratar o Dorival Junior, a anti-ética dos clubes paulista é incrível, acho que pelo carater e amizade com o Dinamite, ele não abandonará o time na mão, gosto do trabalho do Dorival e não o culpo pelos resultados adversos e sim pela falta de qualidade dos nossos atuais atacantes. E ai? da a sua opinião amigo Almirante.
    Jeferson
    Blog do Vascão
    http://www.vascao100ev.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como eu discutia tanto no fórum da comunidade do Vasco no orkut,não acho que esses empates sejam "o fim do mundo",porém,eles nos levam como já foi dito no texto ao estado de alerta.Sabemos onde certos problemas como esse podem nos levar,mas também acho preocupante a vontade de muitos em passar tranquilidade...lembrando que a grande maioria se assemelha em um único desejo: ter o Vasco de volta à Série A e brigando por títulos,como estamos acostumados.

    Enfim,que Terça-Feira nosso pesadelo momentâneo acabe e o Vasco embale de vez!

    Abraço,Marcellus!

    ResponderExcluir
  5. Não dá pra entender porque o time parou de jogar. Dava pra ter goleado o Figueira fora de casa, mas recuamos e pagamos dois pontos por isso.
    Que a postura siga ofensiva e amanhã possamos vencer o Bragantino e voltar ao G4.
    Depois temos mais um jogo em casa e será a hora de nos colocarmos de vez na briga pela liderança.

    SDs vasacaínas!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Almirante,

    Te faço uma pergunta: como seria o ranking das torcidas cariocas aí na serra???

    Onde eu moro o ranking segue a configuração das pesquisas do ibope mas com um detalhe muito importante: o flamengo é até primeiro mas a diferença para o nosso Vascão não é nem de perto como essas pesquisas falam e mais, o fusquinha e o foguinho são um procentagem ridícula; seria mais ou menos assim:

    1 – Vermes – 47%

    2 – Vascão - 33%

    3 – Bostafogo – 10%

    4 – Fusquinha – 10%

    Detalhe, eu moro na zona Norte

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas