terça-feira, 22 de setembro de 2009

Aos ingratos


Por João Vitor Carvalho( Almirante)


Se tem uma coisa que me gera profunda revolta, é ver alguém chamando nosso técnico de "Burrival". Algo que supera os limites aceitáveis do ridículo. Pior é o paradoxismo que acontece. É consensual o fato de termos um elenco de Série B, em outras palavras, um elenco capacitado para cumprir exclusivamente essa missão, vencer a série B. Missão que não só cumpre, bem como cumpre da melhor maneira, provando inapelavelmente a superioridade perante aos adversários, tanto é que, há 13 rodadas do fim, já temos nosso acesso consumado. Uma campanha como essa, irretocável, não pode ser fruto da sorte, como alguns apregoam. Não fazemos uma brilhante campanha "apesar" do Dorival, muito pelo contrário.

Deve ser difícil ser treinador de um time com mais de 15 milhões de técnicos, boa parte deles metidos a entendedores do assunto. Tem torcedor que é sempre do contra. O sujeito gosta de reclamar e pronto acabou. Nada está bom. Nunca! Se o técnico tem uma opção que não é do seu agrado, lá vem ele a chamá-lo de burro sem o menor pudor. Eu também não concordo com algumas escalações, substituições, opções de jogo, mas não vou ser ingrato com o primeiro técnico-técnico, entendedor da coisa mesmo, que tivemos nesses últimos anos.

Lembremos para que Dorival Júnior foi contratado: Levar o Vasco a primeira divisão novamente. E é justamente isso que ele fez. Ele não foi contratado para levar o time à libertadores, embora tenhamos estado, quem sabe, há um pênalti não assinalado dessa vaga, e não foi contratado para montar um time que faça exibições de gala, aliás, dado o material humano que possui em mãos, embora aguerrido, isso fosse impossível. Foi, repito, contratado para somar 3 pontos em cada partida e levar a caravela de novo para o seu rumo.

No começo do ano, quando anunciaram sua contratação, fiquei muito satisfeito. Tão logo, veio a discussão a respeito do seu salário elevado, e em minha opinião, justo. E a justiça se dá pelo fato de que se não pagássemos o que pagamos a ele, outro clube, certamente, pagaria. E estou falando de clubes de ponta da série A. O Palmeiras, por exemplo, que chegou a sondá-lo depois de demitir Wanderley Luxemburgo. Acho difícil que um dos postulantes ao título nacional enxergasse vantagem na contratação de um técnico "burro" Se o nosso elenco no começo do ano era uma aposta, o nosso técnico tinha que ser uma certeza, certeza de competência. Muito do que o Vasco é hoje, um time organizado taticamente, longe der brilhante contudo, é mérito de Dorival. Mérito de quem soube armar um sistema defensivo sólido, de quem soube escolher peças de qualidade no mercado, ainda que sem um potencial elevado de investimento. Mérito de quem montou um time esforçado, responsável, valente.

Mérito de quem fez o Vascaíno voltar a vestir orgulhosamente sua camisa pelas ruas.

Discordar é uma coisa, mas não sejamos ingratos com aquele que nos conduziu brilhantemente até o nosso lugar.

fonte: www.supervasco.com

11 comentários:

  1. concordo e no incondiconalmente Vasco disse isso, critiquei as viúvas de Euvírus que fciam bradando aos quatro cantos inverdades para tuimultuar. O cara sabe o elenco que tem em mãos, se dedica integralmente ao clube é pago em dia e muito bem e mostra serviço nos treinos enos jogos. demonstra que sabe e muito do assunto! parabéns pelo post! e depois se der chega lá pelo maldita e ajuda a gente nos de embates comentados contra os molambos! abraços, Leandro

    ResponderExcluir
  2. parabéns pelo post

    quem critica o Dorival é porque tem inveja e agoura o trabalho dele...eu disse desde o início do ano que o Vasco possui o melhor técnico entre os clubes cariocas...mas gente para criticar nunca falta, portanto é melhor deixar pra lá, pois em poucos meses, o Vasco estará de volta a elite, graças ao belo trabalho de seu treinador..

    abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Xará,

    Assino embaixo. Discordar de uma ou outra decisão do técnico é uma coisa. Mas daí a tirar seus méritos pelo EXCELENTE trabalho que vem desenvolvendo no VASCO é uma tremenda injustiça.

    Tem gente que é partidário do "quanto pior, melhor". Fico me perguntando se esse povo é realmente vascaíno...

    E o gelo no Maraca...?

    ResponderExcluir
  4. Nem Jesus agradou a todos brother, é assim mesmo que a banda toca, mesmo que Dorival tivesse conquistado a Copa do Brasil ainda assim teríamos os reclamões, o torcedor Vascaíno é muito exigente e as vezes fica sego e só com um pensamento na cabeça, o de ganhar sempre e não entende o porque de uma derrota, ao meu ver torço e muito para que Dorival fique no Vasco em 2010, 11, 12...
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  5. Como diria o esquartejador: vamos por partes.
    O Dorival é burro sim. Isto é uma maneira que os torcedores usam. Eu mesmo o chamo de Burrival, e podem acreditar, não tem o sentido de ofendê-lo. É por que o acho fraco, omisso, retranqueiro e limitado tecnico e taticamente.
    Meu caro Almirante, ele não foi contratado para nos fazer quase morrer de raiva vendo o Enrico a todo jogo ter chances. A nos fazer engolir o Amaral, um jogador incapaz de dar um passe vertical. Nâo foi contratado para insistir com o Paulo Sérgio, sabidamente fraco e limitado. Nâo foi contratado para não colocar para jogar os jogadores: P. Coutinho, Benitez, Magno, Paulinho, Fagner. Se estes jogadores não são melhores dos que os sofríveis Enrico, Amaral, Mateus, P.Sergio. Eles estão onerando a folha do clube. Deveriam ser dispensados, como os outros que zarparam nas várias barcas.
    Eu participo da Campanha Sócio Torcedor. E segundo soube, a direção AMEAÇA dobrar o salário do Burrival. Se isto acontece... o meu rico dinheirinho o Vascão não vê mais. E da mesma maneira que batalhei pra conseguir adeptos à campanha, vou fazê-los acompanhar-me no protesto. Eu sei que é pouco. Mas é uma maneira de protestar.
    Me diga, meu caro Almirante. O que vc acha disto. Dizem que o Dorival recebe 280 mil/mês. Vc concorda em dobrar este absurdo salário?

    ResponderExcluir
  6. Óbvio que não irão dobrar, interpretei isso como força de expressão, de ue vão fazer de tudo para mantê-lo.

    E o Amaral mehorou muito, embora vc não consiga enxergar.

    Ele foi contratado para nos devolver a primeira divisão, e o fez brilhantemente.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Almirante, a minha doce avó. Que costuma assistir meu filho jogar, faria o mesmo. Levaria o Vasco à série A. Ganhar ou subir da segundona, não é mérito. É OBRIGAÇÃO. Se o Dorival não fosse tão limitado, a tarefa seria mais simples ainda.
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  8. O grande mérito do Dorival foi na montagem do elenco e no trabalho tático, ainda que falhe na hora de escalar e/ou substituir. Mas que é um trabalho irrepreensivel, isso é! O único mal que o aflige - na minha opinião - é um tal senhor Carlos Leite que detem poderes de mais na Colina atualmente e os jogadores que tem a carreira gerenciada por ele ou por algum outro empresário que mantém uma parceria com ele, tem que estar pelo menos os 18 relacionados. E não são poucos! Mas isto não tem jeito, é o preço que estamos pagando para montar este elenco no início do ano. E como tem que ser assim, será assim...

    ResponderExcluir
  9. A única coisa que eu espero é que ano que vem tenhamos um time competitivo para, finalmente, ganhar a Copa do Brasil e também o Carioca, de preferência em cima dos mulambos.

    ResponderExcluir
  10. Cara, qualquer pesquisa hoje diz que temos o mlehor treinador do Rio, o mais invejado por todos os nossos rivais. Então, se eles reconhecem, porque não reconhecermos.

    Com poucos jogos, o time do Vasco já tinha um padrão tático e mesmo com tantos problemas por lesões e suspensões, seguimos fortes nos objetivos traçados e com um futebol focado no resultado.

    Parabéns ao Dorival pelo excelente trabalho e fica a minha torcida para que ele compareça por muitos anos à frente do Vasco.

    Sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  11. Sabe o que eu acho a respeito de técnicos na série B??
    cara pensa comigo.. o Campeonato Brasileiro serie B não é fácil!
    ngm quer disputar, isso é fato. mas é preciso ser bom e competente para disputar esse campeonato que assim como a série A, é longo e complicado.
    aí eu digo o que eu penso:
    alguém aí acha que Renato Gaúcho poderia ser campeão da série B com um time como o do Vasco??
    o Cuca poderia? René Simões?? aaah.. pára!
    o treinador para ter um time no mínimo competitivo tem que ter o mínimo de seriedade!
    coisa que nenhum desses que eu citei tem, com uma leve exceção o René, por não ser fanfarrão.
    O Dorival é burro por que? por que não vai na onda de qualquer um? por que não perde a cabeça quando todos dizem que o vasco não vai subir, não será campeão? ou por que ele não tira os pés do chão ao ver o Vasco cada dia mais perto da vaga??
    Dorival não é burro! é Humano!!
    humanos erram, se quem diz que ele é burro não aceita erros, paciência!

    vlw, Almirante!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas