quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma semana inteira para você reclamar


Ei, voce aí! Você mesmo, que adora reclamar de tudo, enfim chegou seu momento. Reclame das pixotadas do Vilson, cada dia menos raras; reclame do fominha do Adriano, que vive a se jogar no gramado; reclame do Amaral, que não marcou ninguém hoje; reclame do Élton, que mal encostou na bola; reclame do Fágner, que marcou tão mal quanto apoiou; reclame do Ramón, que as vezes exagera na vontade; reclame do Enrico, que não ouve nem os próprios pensamentos de tanto que o vaiam; reclame também do Dorival, que põe o Enrico pra jogar. Reclame do que quiser, até da torcida, que esteve em São Januário disposta a emendar as vaias de sábado antes mesmo da bola começar a rolar.

O leitor perceberá que poucos não tiveram seu nome na lista de reclamações, logo, atento e perspicaz como é, saberá que crucificar este ou aquele jogador não cabe nessa análise. Uma coisa é você criticar um jogador que não esta jogando bem e por isso destoa dos demais. O destoante, no jogo contra o Figueirense, se houvesse, seria aquele que estivesse jogando bem. Mas, como antecipei, hoje é seu dia meu caro “reclamão”. A sua tese esta confirmada (?), espero que não para o seu deleite.

Confesso que esperava escrever um artigo na mesma linha dos últimos, exaltando a conquista de mais 3 pontos e torcendo a cara para o futebol apresentado. Ahhh... antes fosse. A derrota categórica que nos foi imposta pelo organizado time do Figueirense guarda apenas uma semelhança com as outras três derrotas sofridas: O Vasco não jogou bem. Vamos então as diferenças.

O primeiro tempo, como já é de praxe, foi solenemente ignorado pela equipe do Vasco. Até aí, tudo igual. Mas a diferença vinha de Florianópolis, embalada, paciente, organizada e eficiente. O Figueirense se sentia no Orlando Scarpelli, e o Vasco, se sentia na primeira divisão. Em dado momento tinha-se a nítida impressão que o gol catarinense era questão de tempo, pois de fato eram os merecedores do tento. Saímos da primeira etapa perdendo de justos dois gols a zero. Até tentamos algo no segundo, mais na base do “bumba meu boi” que outra coisa. Perto do fim, fizemos nosso imerecido gol, originado em cobrança de falta que nem eu, você, e, que dirá o árbitro, entendemos.

Alguns jogadores saíram de campo chateados com as vaias da torcida, sob o argumento de que não é esse o papel do torcedor, que este deve apenas apoiar incondicionalmente o time e fechar os olhos a realidade. Antes eles devem entender que só vaiamos porque estamos na ânsia de aplaudir. Queremos ver nosso time vencer, ainda mais quando o mesmo joga a segunda divisão. Se para os jogadores a vaia é ruim, para nós torcedores é pior ainda.Evidente que existe aquele sujeito que adora vaiar, e tem prazer quase sexual de dizer a frase “ eu avisei”. São os Reclamões, que enxergam milhões de defeitos no próprio time, mas não tem a capacidade de reconhecer algo tão simples e óbvio: O outro time, pasmem, jogou melhor que nós. Não perdemos, fomos vencidos.

13 comentários:

  1. é cedo ainda para o Vasco tratar a Série B com desdém ou ar de superioridade...mesmo que o time seja tecnicamente melhor do que todos os seus rivas, muitas equipes estão firmes nesta briga pelo G-4, como o próprio Figueirense e a Portuguesa...

    abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Brother não é questão de ser reclamão como você disse no seu post, é questão que se o time não joga bem a 4 ou 5 partidas algo de errado esta se passando, pela 1º vez achei as vaias merecidas, 1º porque Dorival resolveu errar tudo de uma vez, errou na escalação em escalar 2 jogadores sem condições normais de jogo casos do C. Alberto e Elton que não foram liberados pelo departamento médico e não renderam em campo, errou ao escalar Enrico que só rende e quando rende quando entra durante a partida, errou ao escalar Fagner pois no último jogo já havia demonstrado que não sabe marcar, errou ao tirar Fagner e colocar Pimpão mas a essas alturas do jogo já não havia mais esquema tatico se é que esse jogo em algum momento houve.
    Não que com isso desmereçamos o trabalho do Dorival que é um exelente técnico ou que massacremos alguns jogadores, pois eles tem créditos de sobra, mas que nesta partida foram maus, há isso foram, e espero que tenham aprendido com os erros, pois teremos 2 jogos difíceis fora de casa, podemos e temos tudo pra vencer, mas se jogarmos como ontem perderemos as duas, é hora de parar, refletir, e voltar a se comportar como Vasco da Gama, eu quero subir com o título, apenas subir é muito pouco para a nossa tradição e não me venha com essa que subir é o mais importante, importante é ganhar títulos e eu quero e vou comemorar muito o título da Série B que na minha opinião equivale a uma Copa do Brasil.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. Velho, a questão não é "seja reclamão". Quando vi a escalação do time eu antevi que a merda ia ser grande. Nunca tive tanta raiva do Dorival quanto ontem! Minhas perguntas são muito simples: Pra que trouxeram o fumagali??? Pra ele ser reserva do Enrico???? Tá ruim hein...E o Pimpão, num era titular no primeiro semestre? Por que não bota o cara pra jogar? Será que o Dorival dá a bunda pro Enrico e pro Mateus? Só pode, esses caras não deviam jogar nem no sub-17 (é, até sem jogar eu não esqueço do MAteus, pq no próximo jogo ele vai ser escalado, escreva). E será que não treinam saida de bola lá no Vasco? É irritante, há 4 jogos que eu vejo o Vasco sem saber sair jogando da defesa pro ataque (se duvidar é isso na série B inteira), daí ou o capitão vem buscar a bola ou ela é rifada pelos zagueiros ou volantes...tá tosco demais isso.

    ResponderExcluir
  4. Foi uma noite muito ruim ontem, do time como um todo, começando pelo nosso comandante. A idéia da escalação até foi razoável, mas em campo não funcionou.
    Sou totalmente contra as vaias, ainda mais considerando que o time está cumprindo o objetivo que é estar em primeiro lugar com certa folga.

    Alguns jogadores realmente são fracos e não deveriam estar atuando pelo nosso Vascão.

    Que o time reencontre seu caminho e volte a vencer para conseguir logo este acesso.

    Abraço e sds vascaínas!

    ResponderExcluir
  5. Fala xará,

    Esse anti-climáx já estava se desenhando há tempos. Foi uma tragédia anunciada. Você, aqui, eu, lá no Papo na Colina, e outros, já vínhamos dizendo que as vitórias valiam apenas pelos três pontos. Futebol, que é bom, o VASCO já não vinha jogando há tempos. E ontem, o adversário era pedreira. Os caras vêm de uma sequencia importante de vitórias. E ontem conseguiram mais uma. Merecidamente. O lance do segundo gol foi emblemático para mim. O camisa 10 deles recebe o combate direto de três jogadores do VASCO. Ninguém consegue tirar a bola do cara. Foi triste.
    Minha maior preocupação é o time reencontrar o bom futebol. Ainda mais que vencer. MAs tá difícil...Abração.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro Almirante, não vou vestir a carapuça de reclamão. Nâo tenho culpa se você se contenta com pouco. Se você acha o Burrival a oitava maravilha, se consegue enxergar futebol no Amaral. Se não percebe que o Vasco, já estamos quase no final do ano, não tem padrão de jogo. É um amontoado de jogadores - ruins - que batem cabeça. Tomar sufoco do figueira dentro de casa.... FAÇA-ME O FAVOR.
    O Figueira jogou bem? Claro, mas colocar na roda. Fazer o time sair com chutões a todo instante, revela tão somente uma coisa: FALTA QUALIDADE. E isto, o Burrival ainda não percebeu. Como ele acha que o Enrico vai armar o meio-campo?
    O Adriano, só sabe correr. Eu pergunto. Há alguma jogada feita pelo Burrival para explorar a velocidade do rapaz?
    E a entrada do Pimpão como LATERAL?
    Por que o Alan foi sacado do time? Por que o Casalberto e Elton entraram sem condições de jogo? E o Amaral???? E o Amaral??? Lembra, há pouco, você disse que eu tinha birra dele. Eu tento, mas não consigo, achar um jogador tão medonho como ele. Se me perguntarem quem é o melhor jogador que vi jogar, vou demorar a responder. Foram tantos. Mas se a pergunta for o pior, respondo na lata: AMARAL
    Forte abraço de um vascaíno reclamão que gosta de FUTEBOL bem jogado

    ResponderExcluir
  7. É seu dia julio, aproveite. E o Amaral jogou mal, nunca neguei que ele fosse um jogador de risco. Só cobro reconhecimento quando ele joga bem. E jogar a culpa no Amaral é injustiça, já que ele foi, no máximo, tão ruim quanto todos os demais. A verdade é que o Vasco nÃo jogou nada, e isso, sei que é díficil, pode, talvez, quem sabe, ser mérito do adversário, pura especulação... Afinal, do outro lado não existe nada, apenas um sparring disposto a ceder suas redes para a marcação dos nossos gols.

    Jura mesmo que esta faltando qualidade?? É CLARO QUE FALTA QUALIDADE! Estamos na Série B ! a qualidde já foi avistada a muito tempo.Nossa qualidade se resume ao Carlos Alberto, Ramón, Élton( tenho dúvidas), Fernando Prass, Souza, Nílton( se voltar a ser o Nílton), Alex Teixeira e Olhe lá.

    Não quero que imaginem que o Vasco joga o futebol que me agrada, aliás, tem muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo que o futebol do Vasco não me agrada. Anos e anos. Mas, me desculpa, eu não sou ingrato com a PORRA do técnico que tirou o Vasco, uma das razões maiores da minha vida, da PORRA da segunda divisão!!

    Vamos exigir futebol de Vasco da Gama vencedor, glorioso, supremo, quando estivermos na divisão que nos deve muito por ser chamada de elite.


    Por enquanto cumprimos nosso papel a risca.


    O Dorival sabe muito bem que com esse time não iremos longe ano que vem, tanto é que já falou de muitos reforços para a próxima temporada.

    Terminando, o Enrico, por exemplo, é pior que o amaral, e, aliás, eu posso te citar outros tantos jogdores piores que ele. Refrescando: Roberto Lopes, Thiaguinho, Yves, e por aí vai, vc sabe que vai...Valdiran, Valdir papel..vixeeeeee...


    Forte abraço de um Vascaíno que se satisfaz com o reerguimento do clube, e que sabe que o time precisará de reforços para ser grande e forte como pode ser, e como deve ser..

    ResponderExcluir
  8. Burrival conseguiu! Escalou o time mal, mais uma vez, insistiu no erro ao manter estas merdas Vilson, Nilton, Amaral,Enrico….

    Depois a turminha apaixonada pelo Burrival acha que ele é o fodão, quando nao passa de um treinador medíocre, macumunado com empresários!

    Tem mais, o presidente Bombinha e o Gaytano depois de fazerem burradas como dispensar o Kardec, que ja meteu dois no Mundial e com certeza vai arrebentar no Inter, e o Leo Lima, que joga muito mais que qualquer um que está nesse time, devem adorar o Burrival!

    Fora Burrival, Bombinha e Gaytano!

    E nao venham me chamar de viuva do Eurico, pois este tb era um grande de um FDP. Eu so quero meu Vasco de volta, como fui acostumado a ver, ganhando títulos e sendo realmente um time grande.

    ResponderExcluir
  9. mais uma vez fantástica a sua crônica. Sim, vc escreve crônicas. Essa naturalidade com que vc aborda as reações cotidianas do torcedor tornam seus textos muito fascinantes e muito atraentes. Acrescente-se nesta feita, uma lúcida análise do que foi esse jogo

    Mais uma vez parábens

    ResponderExcluir
  10. Não da pra rebater no plano intelectual alguém que chama os homens fortes do Vasco de Burrival, bombinha, e Gaytano.

    ResponderExcluir
  11. Garotinho novo como você não sabe o que é Vasco. Se contente em ganhar a 2ª divisão.

    ResponderExcluir
  12. Fala , Almirante: sumiu lá do Maldita...aparece mais para ajudar a mim, o Charles, o João medieros, o Diego louzada e o jefferson vascão no combate a praga flamenguista, viu? n
    Não se alarme, o nosso vasco sobreviverá a mais essa tormenta, criada por quizumbeiros que chamaram Dorival de biurro inescrupulosoanmente e erradamente. O ser pode erra,como Dorival, mas tb tem que ter crédito e ele tem! abs, bem analitica su a crônica e o futuro nos reservará grandes surpresas, pode s crêr.bas,leandro

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas