sábado, 10 de outubro de 2009

Vou torcer pro Vasco ser Campeão?


Hoje meu querido avô completou 90 anos. Família reunida, primos de São- Paulo, tios de Minas Gerais, e mais uma porção de cabelos brancos lá estiveram. Uma festa que me fez sentir incrivelmente jovem. Não foram poucos a tentarem me demover da idéia de assistir ao jogo do Vasco. Ainda mais quando souberam que o jogo em questão era diante da Ponte-Preta. Optei por uma saída à francesa, até para evitar os costumeiros comentários de “ Nossa! como Você cresceu” e “olha como esta bonito o João”, por mais que esse ultimo massageie agradavelmente meu ego. É difícil realmente entender os motivos pelos quais um sujeito abandona uma confraternização familiar para assistir um jogo de futebol. O que melhor explica é o sentimento que não para e nunca parou. Sentimento esse que me fez e me faz, enfurnar-me nos aprazíveis “pé-sujos” da minha bela e monótona Petrópolis.

Admito que gosto da experiência. Nada me satisfaz mais do que assistir à um jogo com verdadeiros Vascaínos. Senhores que, mesmo assistindo a televisão, conservam o hábito de escutar as partidas no chiado da incomparável freqüência AM. E se eu sofro com o time que vejo em campo, que dirá o senhorzinho ao meu lado, que me contava radiante as histórias do insuperável Ademir Menezes.
Estive um tempo afastado dos escritos, e não foi somente por causa da cascuda semana de provas na faculdade, a qual passei, espero eu e em deus, sem maiores problemas. Gosto de escrever quando sinto que de fato tenho algo a acrescentar, embora eu saiba que não agrade a todos, mesmo porque nem Jesus agradou a todos e minha pretensão, óbvio, não chega a tanto. Não quis chover no molhado quanto a situação vergonhosa dos NOSSOS funcionários. Sim,NOSSOS. Afinal, “o Vasco é meu” ou não é? Envergonho-me profundamente do meu Vasco não pagar os salários daqueles que dão a vida pelo clube.
E pra não ficar somente nesse rococó literário, Falemos então da partida que me fez abandonar os festejos de noventa anos do meu vovô Chico, velinho lúcido, firme, e que tenhamos nós a sorte de sermos metade do grande homem que foi e ainda é.

Preciso dizer que o primeiro tempo foi uma porcaria? Acho que não né? Preciso dizer que o árbitro e seus auxiliares são uma porcaria? Não né?. Pulemos pois ao segundo tempo, que também foi uma porcaria. Vou me esquivar de análises táticas, pois é certo que colunistas mais competentes a farão. Não há o que se reclamar de escalações. Muitos farão gracejos e rodeios para justificar as más atuações do Vasco. O popular do bar não era muito afeito aos rodeios e sem “meu pé me dói” cravou: O time do Vasco é ruim! Logo, é simples a receita. Time ruim, contra time ruim, é possível, e provável, que o jogo seja ruim. E foi, mais uma vez. Um 1 a 1 safado e que se ficasse no 0 a 0 seria justo.

Vovô Chico me ensinou a ver o lado bom das coisas. O lado ruim dos resultados adversos são óbvios, não carecem de explicações, mas o lado bom as vezes é mais obscuro. Se podemos depreender algo bom dos patéticos e vergonhosos resultados do Vasco nessa não menos patética e vergonhosa divisão, é percebermos o quanto antes o que o popular percebeu sem muita dificuldade: O time do Vasco é ruim! E vai ter que melhorar muito para o Ano que vem. E que não me venham farrear a conquista de um G-4 ou algo do tipo, pois a música que eu canto em São Janu, no Maraca, é muito clara: Eu vou torcer por Vasco ser campeão! E pra ser campeão, precisamos de muito mais. Sigo na torcida, e espero que comece na prática o 2010 que já deveria ter começado na teoria.

11 comentários:

  1. o Vasco vai precisar melhorar e muito a qualidade do seu elenco para 2010...mas importante esquecer um pouco o próximo ano e lembrar que a Série B não acabou ainda e que agora a sua vantagem sobre os rivais diminuiu...

    abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Wellcome back, meu amigo.

    Xará, tá difícil ver um jogo inteiro do VASCO sem bocejar. Como a bola briga com os caras!!! Por sorte a qualidade dos adversários é a mesma. Veja você, o Figueira veio ganhar da gente aqui em São Januário, nós, os líderes. Ontem, perdeu para o Fortaleza, no Castelão. Fortaleza que luta contra o rebaixamento. É ou não é o samba do crioulo doido? Abração.

    P.S.: Vê se aparece no "Papo".

    ResponderExcluir
  3. Nem perco mais meu tempo vendo ESTA MERDA DE TIME. Se nao melhorarmos, E MUITO, no ano que vem vamos fazer um bate e volta na primeira divisao.

    ResponderExcluir
  4. O Vasco já está na elite e só uma desgraça grande para tirar o time.

    Mas, nos últimos jogos não vem jogando aquele futebol bonito.

    Há, parabéns para o seu avô!

    ResponderExcluir
  5. Sábias palavras brother.
    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa chama-me a atenção nos blogs vascaínos pela rede. Todos eles, tem uma enorme paciência com o time. Com o Burrival então... São econômicos nas críticas, procuram ver o lado bom deste bizonho time. Goleiro temos de um paredão. Laterais, dos quatro que precisamos para compor um elenco, temos apenas um - Ramom, os outros não servem para vestir a camisa do Vasco. A zaga é uma piada. Nâo dá pra livrar a cara de ninguém. No máximo dois dos cabeçudos pra comporem elenco. Volantes: Gosto do Paulinho, mas ele não deve ser jogador do empresário preferido do Burrival. Não tem chances no time. Amaral e Mateus não jogam no meu time de pelada. O Nilton serve, Alan idem, Souza é craque (vai ser) Fumagali é uma bosta, Enrico... desse recuso-me a falar. Futebol é coisa séria. Alex Teixeira arrebenta, Casalberto tem olho na terra de cego. Elton, Robinho e Pimpão merecem melhor avaliação. Aluisio poderia reforçar a mulambada. Falta muito para o Vasco tornar-se um time competitivo. A começar pelo treinador. Com o BURRIVAL não dá !!!

    ResponderExcluir
  7. UMA PERGUNTA: COMO ESSE TAL DE ERNANI,VILSON,AMARAL,ADRIANO,GIAN,TITI,PARÁ ALOISIO. CONSEGUIRAM SER JOGADORES DE FUTEBOL SINCERAMENTE CONHEÇO PELADEROS QUE COLOCAM ELES TODOS PRA DANÇAR EM CAMPO, FICO ADMIRADO SOU VASCAINO MAS NAO AGUENTO MAS VER ESSES CARAS VESTINDO A CAMISA DO VASCO E UMA VERGONHA O QUE ELES FAZEM E DEIXAM D FAZER COM A BOLA NOS PES, SE O VASCO MANTER ESSA FILOSOFIA DE CONTRATAR JOGADORES DESSES NIVEIS SINCERAMENTE EM 2010 VAI SER OUTRO ANO HORROROSO COMO FOI O ANO EM QUE FOMOS REBAIXADOS; ESSES CARAS NO MINIMO ESTAO PAGANDO PRA JOGAR NO VASCO. O VASCO TEM UMA HISTORIA LINDA TANTO NOS GRAMADOS COMO FORA DELES, TEMOS QUE VOLTAR A SER O VASCO GANHADOR DE TITULOS NAO O VASCO ACOLHEDOR DE MULAMBADAS ESSES JOGADORES CITADOS ESTAO ENVERGONHANDO A NOSSA INSTITUIÇAO VASCAINA...ABRAÇOS A TODOS E QUE DEUS NOS ABENÇOE

    ResponderExcluir
  8. ALO ROBERTO VE SE VC APRENDE A LIÇAO TIVEMOS UM TIME HORROROSO ANO PASSADO CONCLUSAO FOMOS REBAIXADOS VE SE EM 2010 VC ABRE OS OLHOS E OS COFRES PRA CONTRATAR JOGADORES DIGNOS DE VESTIREM A CAMISA DO VASCO E NESSE ATUAL ELENCO TEMOS JOGADORES QUE CONTRIBUIRAM E MUITO PRA Q O VASCO FOSSE PRA SEGUNDONA... AI ME DA A METADE DO SALARIO DESSE TAL D ERNANI ESSE CARA NAO TEM CONDIÇOES NEM D PISAR NA CALÇADA DO CLUBE MUITO MENOS JOGAR NELE NOSSA E O VILSOM E A ALEGRIA DOS ADVERSARIOS SEM FALAR NO AMARAL ALOISIO PARÁ ADRIANO CRUZES SINCERAMENTE NEM D GRAÇA ELES PRESTAM SE NO ANO DE 2010 NAO SE REFORÇAREM COMO PRECISAMOS SEREMOS FORTES CANDIDATOS A VOLTAR D OND ESTAMOS SAINDO

    ResponderExcluir
  9. AI...PRO ANO QUE VEM TEMOS Q ARRUMAR UM TIME INTEIRO... DO ATUAL ELENCO SO O FERNADO PRASS O RAMOM E O CARLOS ALBERTO E SE O ALEX TEIXEIRA MANTIVER A MESMA POSTURA... PORQ O RESTO SE DE ELES DE GRAÇA AINDA SAI CARO AS VEZES DA NOJO D VER O VASCO JOGAR SE NAO FOSSE A QUALIDADE INDIVIDUAL DOS JOGARORES CITADOS SERIA RUIM EM A GENT SUBIR PRA PRIMEIRA O SOUZA NAO E RUIM MAS AS VEZES ELE FICA DESLIGADO DO JOGO A UNICA VEZ Q VI O VASCO JOGAR FUTEBOL FOI CONTRA O CORINTHIAS PELA COPA DO BRASIL DE LA PRA CA, CARACA SO JOGOS RUINS Q DAO ATE VERGONHA.

    ResponderExcluir
  10. COM ESSE TIME PRO ANO QUE VEM, JA IREMOS COMEÇAR O CAMPEONATO REBAIXADOS

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas