terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Curiso caso de Celso Roth...


Celso Roth jamais foi um técnico de encher os olhos da torcida. É uma espécie de sujeito meio arredio, por vezes até antipático, por mais quem em suas entrevistas ele seja sempre correto e polido. É curioso isso mesmo, Celso Roth não consegue cativar o torcedor, a maioria já o olha com má vontade. Lembro-me dele no Vasco em 2007. O primeiro turno foi uma beleza que só, a ponto de sonharmos inclusive com o título. Vencer o Vasco dentro de São Januário era como subir de pé-pé a muralha da China. Proeza que, no primeiro turno, apenas o futuro campeão, São Paulo, conseguiu fazer. Perdemos o jogo apesar de termos mandado nele, especialmente no primeiro tempo. O reconhecimento veio das arquibancadas, na qual me fazia presente, e me juntei aos aplausos da melhor torcida do mundo.Na virada de turno, salvo engano, terminamos na zona de libertadores.
O segundo turno foi lamentável. A equipe do Vasco degringolou de vez. Passou a perder jogos fáceis em casa, a não mais vencer fora, e fomos ficando para trás, para trás, até chegarmos perigosamente próximos a zona de rebaixamento, embora de fato não tenhamos corrido grandes riscos naquele ano. Salvo outro engano, lembro de ouvir nossa torcida, quando em lua de mel no primeiro turno, exaltar o trabalho de Celso Roth. Tínhamos um time encaixadinho. São Januário foi palco de goleadas, e de cabeça lembro algumas. Goiás, Atlético Mineiro, Náutico, Santos, Um baile no rebaixado Corinthians, América de Natal, Grêmio. Mas como disse, o segundo turno foi de extrema decepção. E não tardou para a torcida logo crismá-lo "Burroth".

E é justamente isso que é o mais curioso no trabalho de Celso Roth. Suas equipes começam as competições a todo vapor, surpreendendo, vencendo e convencendo. Foi assim com o Vasco, foi assim, ano passado, com o Grêmio, e esta sendo esse ano com o Atlético Mineiro. As equipes começam bem, mas acabam perdendo sempre o gás. Talvez por causa dos fracos elencos com os quais trabalha. Outro ponto relevante em seu trabalho. Não podemos negar a competência de Celso Roth em desempenhar bons trabalhos com elencos modestos. Como se explica, por exemplo, o vice Campeonato do Grêmio em 2008, com reais possibilidades de título na última Rodada, se analisarmos tão somente os nomes que compunham aquele time? Passava longe de ser um supra-sumo do futebol. Mais longe ainda passa o Atlético Mineiro, que conta entre seus 11 iniciais com as ilustres presenças de Jonílson e Jorge Luiz. E olha lá onde esta o Atlético, brigando pau a pau por uma Libertadores. No primeiro turno ficou boa parte na liderança, mas poucos acreditavam no título do Galo, talvez por saberem do histórico de seu comandante.


Fato é que, nos últimos anos, Celso Roth é um dos melhores técnicos do País, e quem diz isso não sou eu, são os números e os fatos. Os números lhe colocam em um nível superior ao de muito técnico renomado, exemplo clássico é o de Wanderley Luxemburgo, que há tempos não faz um trabalho que justifique os salários nababescos que recebe. Portanto, se Dorival Júnior realmente não permanecer no Vasco, lamentavelmente bom que se diga, Celso Roth é um caso a se pensar.

5 comentários:

  1. Olá amigo, eu olhei para o seu blog e deportiva.Saludos informações muito interessantes e boas-vindas a sua visita.

    ResponderExcluir
  2. o Celso Rooth monta bons times, mas não o suficiente para ser campeão...sempre fica no quase...lhe falta a ousadia de arriscar em determinados momentos...sua postura de primeiro defender pra depois atacar costuma falhar na hora H...não quero ele nem pintado de ouro no meu Botafogo...

    abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Pelo amor de Deus Celso Roth e Joel Santana nãoooooo, se queremos ser campeões com um time sem muitas estrelas que fique Dorival (mas sem absurdos financeiros para mantelo) ou que venha outro como Abel ou Osvaldo.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  4. Pelo Amor de DEUS Rotha não, ele não passa de um cavalo paraguaio.

    Sds

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO QUE SE O DORIVAL SAIR, NÃO DEVE VIR O CELSO ROTH NEM PENSAR......
    OU O SILAS OU O TITE( NÃO TITA!!!!!!)

    OBS: OLÁ PESSOAL DO BLOG DO ALMIRANTE, EU TENHO UM BLOG MUITO LEGAL, QUE FALA SOBRE O NOSSO VASCÃO E VÁRIAS CURIOSIDADES, ENTREM POR FAVOR....

    AQUI: http://coisadofutebol.blogspot.com/

    OBRIGADO

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas