sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Aqui, em Prudente ou em Plutão



Ao fazermos uma breve análise do Campeonato Brasileiro desde 2003, quando foi adotada a fórmula dos pontos corridos, é possível constatar um dado muito interessante. Jamais o time com a melhor defesa ficou fora da zona de libertadores. Sofrer poucos gols no campeonato Brasileiro é o golaço que toda equipe deve almejar.

PC Gusmão chegou ao Vasco focado em ajustar o sistema defensivo. Os ovos são os mesmos, mas as omeletes...Quanta diferença! A zaga da dor de cabeça, transformou-se na melhor defesa do Pós-Copa. Nosso excelente treinador monta suas defesas como se ainda fosse goleiro profissional. Os arqueiros dos times que treinou nesse campeonato foram buscar a bola no barbante apenas em 4 oportunidades. E o resultado aí está. O Ceará tem a melhor defesa do campeonato e está no G-4, já o Vasco saiu do poço da melancolia e é o time que ganhou mais posições na tabela desde o retorno do certame.

O grande mérito de nosso comandante foi reavivar alguns de nossos jogadores, especialmente os que integram diretamente o sistema defensivo. A zaga formada por Dedé, Fernando e Nílton, jogadores que pra muitos enquadravam-se na categoria dos “ Jogadores que jamais poderiam vestir a camisa do Vasco”, sobem de produção jogo a jogo e vão garantindo nossa ascenção na tabela.

A descoberta do garoto Rômulo é outro ponto para PC. A Jovem revelação compõe uma excelente dupla de proteção com o ótimo Rafael Carioca. Este último chegou como a grande contratação no inicio da temporada, mas pouco fez no primeiro semestre. Passou muito tempo jogando fora de posição e produzindo bem abaixo do esperado. Tamanha foi a batalha para trazer esse jogador, que ele acabou frustrando um pouco nossas expectativas. “ Esse cara é craque, esse cara é a solução de todos os problemas, esse cara é o que há de mais moderno, esse cara tem que ser meia aramdor ..” Não, esse cara é volante, e dos bons! Marca firme, desarma na bola, dá qualidade na transição, inverte bem o jogo, tem habilidade pra encostar no ataque e hoje é um dos pilares da recuperação Vascaína.

Não sou refém de esquemas. Tenho minhas predileções, é claro, e a principal delas, quissá única, é que o Vasco vença suas partidas. Gosto daquele esquema que vai lá, entra em campo e volta com 3 pontos. Hoje o Vasco atua com 3 zagueiros, com liberdade total para os laterais jogarem como alas(a bem da verdade, todos os nossos laterais preferem jogar assim), a dupla de volantes é veloz e dá conta do recado na cobertura, Felipe vem armando o time por dentro, e os atacantes revezam-se na referência e nas pontas. O time está encaixado, subindo de produção, subindo na tabela e pra mim esta tudo muito bem, tudo muito bom. Com os jogadores de frente adquirindo ritmo e entrosamento, é bem capaz que ocorram mudanças no esquema da equipe. E pra mim continuará tudo muito bem,tudo muito bom se o novo esquema for funcional, leia-se: Se o novo esquema der conta de ir lá, entrar em campo e voltar com 3 pontos.

Bom, temos um esquema definido que mostra-se funcional, temos um sistema defensivo que como por encanto vem apresentando solidez, temos jogadores de reconhecida qualidade no setor ofensivo, temos aproveitamento de time que briga em cima na tabela, temos um técnico com o elenco nas mãos, mas ainda nos faltam algumas coisas. A primeira não era nem para estarmos aqui comentando. O Vasco não pode, em hipótese alguma, deixar de pagar em dia. Salário em dia faz uma diferença enorme. Entre fuga do rebaixamento e luta pelo g-4 se interpõe a questão salarial.

Precisamos também buscar algo além de empates fora de casa, pelo menos contra adversários de menor porte. Nosso próximo confronto se dá contra o Grêmio Prudente, que faz até uma boa campanha para um time que sequer existe. Temos que ir ao Prudentão e confirmar nosso favoritismo. Sim, porque o Vasco é favorito contra o Prudente aqui, em Prudente e em Plutão.

Um comentário:

  1. Dae Galera,
    Vocês já conhecem o blog dos templarios? acessem la: www.templariosvascainos.blogspot.com
    Gostaria de saber, se vocês topariam fazer uma parceria de troca de banners pra gerar acesso em nossos sites.

    abs
    Grão Mestre
    templariosvascainos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar sua opinião sendo Vascaíno ou não.

Saudações Cruzmaltinas